Home Blog Notícias Prévia da Inflação: A última análise do IPCA-15 revela uma desaceleração para 0,36% em março
Prévia da Inflação: A última análise do IPCA-15 revela uma desaceleração para 0,36% em março

Prévia da Inflação: A última análise do IPCA-15 revela uma desaceleração para 0,36% em março

A última análise do IPCA-15 revela uma desaceleração para 0,36% em março, marcando um momento de mudança na trajetória inflacionária do Brasil. No acumulado de 12 meses, observa-se um incremento de 4,14% nos preços, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta edição do IPCA-15, que serve como um termômetro antecipado da inflação oficial do país, apontou para um aumento menos acentuado de 0,36% em março, contrastando com a alta de 0,78% registrada em fevereiro. O resultado atual elevou o acumulado do ano para 1,46%, enquanto a variação dos últimos 12 meses atingiu 4,14%, superando as expectativas que giravam em torno de 4,10%.

O panorama inflacionário e suas nuances – inflação, deflação e desinflação – são temas que merecem nossa atenção.

No que diz respeito à inflação de alimentos e bebidas, o IBGE destaca que este segmento foi preponderante no índice de março, apresentando uma alta de 0,91% e contribuindo com 0,19 ponto percentual para o índice geral. Em fevereiro, a variação havia sido ligeiramente maior, de 0,97%. Dentre os itens avaliados, os custos com alimentação no domicílio subiram 1,04% em março, após um aumento de 1,16% no mês anterior, enquanto a alimentação fora do domicílio teve um incremento de 0,59%, comparado ao aumento de 0,48% de fevereiro.

O setor de transportes também merece destaque, com um aumento de 0,43% em março, seguindo uma alta modesta de 0,15% em fevereiro. Esse segmento contribuiu com 0,09 ponto percentual para o resultado do IPCA-15 no mês. Especificamente, os combustíveis sofreram uma elevação significativa de 2,41% em março, com a gasolina e o etanol subindo 2,39% e 4,27%, respectivamente, após variações menores em fevereiro.

Informações complementares foram fornecidas pela Agência Estado, enriquecendo a compreensão deste cenário.

Adicionar Comentário

Sign up to receive the latest
updates and news

Links Úteis

© 2024 Negócios Guarapuava. Todos os Direitos Reservados. Feito com Tecnologia Builderall