Home Blog Educação Empoderando o Papel das Mulheres: Prefeitura de Guarapuava Lança a 3ª Edição do LIDERELA
Empoderando o Papel das Mulheres: Prefeitura de Guarapuava Lança a 3ª Edição do LIDERELA

Empoderando o Papel das Mulheres: Prefeitura de Guarapuava Lança a 3ª Edição do LIDERELA

O Programa já capacitou mais de trinta líderes em diferentes setores, os quais, hoje, através de iniciativas por elas desenvolvidas, estão auxiliando mais de 200 mulheres a assumirem o protagonismo em suas carreiras.

Na noite de quarta-feira (13), a Prefeitura de Guarapuava, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), promoveu o lançamento da 3ª edição do Programa Acelerador de Lideranças Femininas (LIDERELA) em uma cerimônia no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o projeto visa agilizar e facilitar o processo para que as mulheres alcancem cargos de liderança, tanto no setor público quanto no privado.

Destacando a relevância do Programa para o município, a secretária da SPPM, Priscila Schran, enfatizou a presença feminina em posições de liderança. Priscila recordou que a Prefeitura de Guarapuava já deu um passo significativo na busca pela equidade de gênero, com metade do secretariado municipal composto por mulheres, servindo de referência para outros municípios do Estado.

“É extremamente gratificante ver tantas mulheres aqui com o desejo de se tornarem líderes. Isso é extraordinário, é transformador para a nossa sociedade. Nosso objetivo com o Programa é aumentar a presença feminina em todos os setores. Formamos vinte mulheres e cada uma delas formará mais vinte, totalizando quatrocentas líderes em nosso município. Por isso o nome ‘Acelerador de Lideranças Femininas’, porque ele acelera esse processo e, em breve, veremos cada vez mais mulheres ocupando esses cargos de liderança, assim como acontece em nossa Prefeitura”, ressaltou a secretária.

Representando o prefeito Celso Góes, a secretária executiva Doraci Senger Luy, abordou os desafios que as mulheres enfrentam ao ocupar cargos de liderança e como projetos como o LIDERELA incentivam essa participação.

“Para as mulheres, não é fácil estar em posições de liderança. Como líderes, somos desafiadas diariamente. Há muitos medos e decisões difíceis a serem tomadas. Muitas vezes, teremos que tomar decisões impopulares, mas isso faz parte do processo. Nós, mulheres, temos a capacidade de liderar, possuímos inteligência emocional e precisamos ocupar esses espaços. Estou contagiada por essa experiência e quero participar da próxima turma”, destacou Doraci.

As duas turmas anteriores capacitaram trinta e nove líderes para assumirem o protagonismo em suas respectivas áreas. Atualmente, por meio de iniciativas por elas desenvolvidas, estão auxiliando mais de 200 mulheres a assumirem o protagonismo em suas carreiras. A cantora Anelize Barbosa, aluna da primeira turma do LIDERELA e líder da banda Spicy Cherry, realizou uma apresentação cultural durante o evento e expressou sua gratidão ao projeto, pelas experiências vivenciadas durante e após a sua participação.

“Estou muito feliz por estar aqui hoje. Tudo que aprendi nesse projeto me transformou. Não é por acaso que estou em todos os lugares cantando e espalhando minha mensagem para as mulheres. É assim que todas podem transformar seu ambiente e levantar outras mulheres também”, expressou Anelize.

A noite foi marcada por trocas de experiências, começando com a palestra “Mulheres que Brilham: Liderança e Protagonismo”, ministrada por Rosi Neto, especialista em gestão de pessoas e liderança, com mais de 15 anos de experiência na área.

Representando o SEBRAE, parceiro da Prefeitura no Programa Acelerador de Lideranças Femininas, a consultora de negócios, Fabíola Christine Martins da Silva, ressaltou a importância da parceria.

“Para nós do SEBRAE, é uma honra fazer parte desse trabalho desde o primeiro LIDERELA. Idealizamos, sonhamos e ajustamos este projeto juntos. E ver os resultados disso a cada ano nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. O SEBRAE tem como princípio preparar empreendedores para gerir seus negócios por meio de diferentes atividades, e preparar lideranças facilita esse processo”, disse Fabíola.

Rosiane Silva, de 43 anos, participante do Movimento de Mulheres da Primavera, compartilhou sua grande expectativa de ser selecionada para a terceira turma do Programa.

“Adorei a palestra com a Rosi, ela é maravilhosa, e estou muito otimista para iniciar o curso do LIDERELA, para termos mais lideranças nos cargos públicos de nossa cidade”, comentou Rosiane.

Além das integrantes das primeiras turmas do LIDERELA, estiveram presentes na cerimônia vereadores, secretárias municipais e membros do setor público e privado.

Inscrições

As inscrições para a seleção da turma da 3ª edição do LIDERELA já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 29 de março pelo link disponível AQUI.

O público-alvo do Programa são mulheres que já exercem funções de direção, gerência, presidência, coordenação, ou que são líderes empresariais e empreendedoras sociais em áreas como comunitária, política, empresarial, sindical, movimento de mulheres, indústria, agro, cultura, construção civil, esporte, poder público, tecnologia, terceiro setor, acadêmica, entre outras.

O início das aulas está marcado para o dia 9 de abril de 2024, das 8h às 17h. Serão realizados quinze encontros quinzenais.

A SPPM ressalta que a inscrição não garante a participação no Programa LIDERELA. As candidatas serão submetidas à avaliação do SEBRAE, que fará a seleção das alunas.

Para mais informações, consulte o formulário de inscrição ou entre em contato pelos números da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (42) 3142-1150 e (42) 98402-6987.

Para ver mais fotos do evento, clique AQUI.

Fonte: © PREFEITURADEGUARAPUAVA

Adicionar Comentário

Sign up to receive the latest
updates and news

Links Úteis

© 2024 Negócios Guarapuava. Todos os Direitos Reservados. Feito com Tecnologia Builderall